quarta-feira, 7 de julho de 2010

ATIVIDADE 1.2-DIÁLOGO TEÓRICO

Reflexão teórica de ensino aprendizagem:

A pratica educativa envolve uma constante busca de procedimentos para desenvolver nos alunos o interesse pelas atividades pedagógicas, fazendo com que adquirem o gosto pelo conhecimento científico. Tomando como base a perspectiva histórico-cultural e a pratica do cotidiano escolar, isto é, a práxis, o professor tem o principal papel no desenvolvimento de ensino aprendizagem dos seus alunos.
Visando a isto, é que Vygotsky dá destaque às condições que o indivíduo possui para, a partir do ambiente em que vive, ter acesso aos instrumentos “físicos e simbólicos” desenvolvidos pelas gerações que o procederam. O instrumento amplia os modos da ação do homem. Assim, da mesma forma que atua sobre a natureza fazendo uso dos instrumentos físicos, transformando em conhecimentos simbólicos, influenciando assim o seu modo de agir.
Neste processo de ensino aprendizagem, enfatiza-se o trabalho com projetos na sala de aula, pois o professor evidencia objetivos a serem alcançados com seus alunos, através de uma análise das necessidades de ensino aprendizagem dos mesmos, onde promova a interação e o estímulo para a aquisição do conhecimento.
Sendo assim, Vygotsky destaca que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, “puxando” dela um novo conhecimento. Sendo que, ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno a ir além de sua capacidade. O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário